Numa operação de fixação de preços protagonizada por 6 das principais fabricantes de veículos pesados, foram milhares as empresas que em todo o Espaço Económico Europeu foram afetadas por esta prática ilegal.
Com a multa aplicada pela Comissão Europeia (CE), as empresas que adquiriram veículos com mais de seis toneladas das marcas MAN, Daimler, Volvo/Renault, Iveco, DAF e Scania, entre os anos 1997 e 2011, têm agora a possibilidade de serem indemnizadas.
Estima-se que as empresas transportadoras europeias afetadas pelo pacto de preços poderão vir a receber cerca de 10% a 15% do valor de compra dos veículos que adquiriram. No período durante o qual o cartel operou foram afetados a condições de comercialização de aproximadamente 10 milhões de camiões na União Europeia (UE).
Só em Portugal, entre 2000 e 2010, foram vendidos no total 54.779 veículos pesados de mercadoria, dos quais 84% pertencem às marcas sancionadas. Com base nestes dados, prevê-se que as empresas portuguesas que adquiriram viaturas destas marcas serão indemnizadas no valor total de 470 milhões de euros, o que corresponde a uma indemnização média superior a 10 mil euros por viatura.
Possui algum veículo pesado das marcas sancionadas? Junte-se à nossa ação contra o Cartel dos Camiões aqui.
Pode encontrar-nos aqui