Background

É credor / lesado do BANIF? Passe de último para segundo lugar na ordem de pagamentos

É credor / lesado do BANIF? Passe de último para segundo lugar na ordem de pagamentos

Se é credor / lesado do BANIF esta informação é muito relevante para si.

1. O que se passa?

De acordo com a notificação da Comissão Liquidatária datada de 11 de março de 2020, é possível, a partir de agora, passar de último lugar para segundo lugar na ordem de pagamentos de modo a ser reembolsado do investimento que efetuou em produtos financeiros BANIF e/ou das suas subsidiárias. Tecnicamente, o seu crédito passa de ’subordinado’ a ‘comum’.

Para que o seu crédito passe para segundo lugar é necessário elaborar outra reclamação para ser elegível como credor comum. Para o efeito é necessária alguma documentação para além daquela que já foi enviada aquando da apresentação da reclamação de créditos, em 2018, que demonstre que, quando subscreveu esses produtos financeiros BANIF e/ou subsidiárias, foi alvo de misselling (vendas agressivas/omissão de informação adequada).

2. E a reclamação para a CPI?

Este novo procedimento é feito junto do tribunal, mesmo se também tivesse reclamado para a Comissão de Peritos Independentes do BANIF, junto da Ordem dos Advogados. São complementares e não alternativos. Nesta nova reclamação, irá ser reembolsado à custa da venda dos bens da massa insolvente; na reclamação para a CPI é declarado elegível para fazer parte de um Fundo de Reembolso a criar pelo Estado.

3. Qual o prazo para apresentar esta reclamação?

O prazo seria até 10 de maio de 2020. No entanto, devido à situação excecional que o país vive, de acordo com a Lei 1-A/2020, este prazo foi prorrogado para data que atualmente se ignora, mas que se prevê para 11 de junho de 2020.

4. Ainda não fez nada?

Se ainda não efetuou qualquer reclamação de créditos em 2018 ou posteriormente, também o podemos ajudar. O prazo ainda não se esgotou.

5. O que tenho de fazer?

A Candeias & Associados tem uma larga experiência na recuperação de investimentos a favor dos lesados PT, BES, e BANIF. Acompanha centenas de casos e interveio na recuperação de cerca de 29 milhões de euros.

Clique aqui para recordar a entrevista do Dr. Ricardo Marques Candeias à TVI e leia aqui a entrevista ao Jornal Económico sobre a reclamação de crédito BANIF.

Neste caso, clique aqui para solicitar o contacto dos nossos serviços para fazermos um diagnóstico à sua situação e informá-lo de como o podemos ajudar em passar do último lugar para segundo lugar na ordem de pagamentos.

Contactos

Pode encontrar-nos aqui