Se é credor / lesado do BANIF esta informação é muito relevante para si.
1. O que se passa?
De acordo com a notificação da Comissão Liquidatária datada de 11 de março de 2020, é possível, a partir de agora, passar de último lugar para segundo lugar na ordem de pagamentos de modo a ser reembolsado do investimento que efetuou em produtos financeiros BANIF e/ou das suas subsidiárias. Tecnicamente, o seu crédito passa de ’subordinado’ a ‘comum’.
Para que o seu crédito passe para segundo lugar é necessário elaborar outra reclamação para ser elegível como credor comum. Para o efeito é necessária alguma documentação para além daquela que já foi enviada aquando da apresentação da reclamação de créditos, em 2018, que demonstre que, quando subscreveu esses produtos financeiros BANIF e/ou subsidiárias, foi alvo de misselling (vendas agressivas/omissão de informação adequada).
2. E a reclamação para a CPI?
Este novo procedimento é feito junto do tribunal, mesmo se também tivesse reclamado para a Comissão de Peritos Independentes do BANIF, junto da Ordem dos Advogados. São complementares e não alternativos. Nesta nova reclamação, irá ser reembolsado à custa da venda dos bens da massa insolvente; na reclamação para a CPI é declarado elegível para fazer parte de um Fundo de Reembolso a criar pelo Estado.
3. Qual o prazo para apresentar esta reclamação?
O prazo seria até 10 de maio de 2020. No entanto, devido à situação excecional que o país vive, de acordo com a Lei 1-A/2020, este prazo foi prorrogado para 30 de junho de 2020.
4. Ainda não fez nada?
Se ainda não efetuou qualquer reclamação de créditos em 2018 ou posteriormente, também o podemos ajudar. O prazo ainda não se esgotou.
5. O que tenho de fazer?
A Candeias & Associados tem uma larga experiência na recuperação de investimentos a favor dos lesados PT, BES, e BANIF. Acompanha centenas de casos e interveio na recuperação de cerca de 29 milhões de euros.
Clique aqui para recordar a entrevista do Dr. Ricardo Marques Candeias à TVI e leia aqui a entrevista ao Jornal Económico sobre a reclamação de crédito BANIF.
Neste caso, clique aqui para solicitar o contacto dos nossos serviços para fazermos um diagnóstico à sua situação e informá-lo de como o podemos ajudar em passar do último lugar para segundo lugar na ordem de pagamentos.
Pode encontrar-nos aqui