A acusação contra Ricardo Salgado e vários administradores do Grupo Espírito Santo (GES) foi proferida no dia 14 de julho de 2020, no âmbito do processo-crime que corre no Tribunal Judicial de Lisboa.
Depois da acusação, o lesado tem 20 dias para apresentar um pedido de indemnização cível para ser reembolsado do seu investimento.
Este pedido será apreciado no referido processo-crime.
O Ministério Público português arrestou saldos bancários, ativos mobiliários, imóveis em Portugal e no estrangeiro, e outros bens avaliados entre 1,3 mil milhões a 1,8 mil milhões de euros destinados ao pagamento dos lesados.
Como se espera que a larga maioria dos lesados não reclame, é muito provável que haja dinheiro para o reembolsar na totalidade ou numa parte muito considerável.
Todos os que compraram ações, papel comercial, obrigações e outros produtos BES / GES.
Também podem pedir uma indemnização aqueles que fizeram acordos com o Novo Banco e com o Fundo do Papel Comercial (por ex., os lesados do papel comercial, que já receberam 75%).
Todos os lesados PT, em particular, aqueles que subscreveram obrigações CLN’s emitidas pela ESI, ou por outras entidades ligadas ao Grupo Espírito Santo e ainda os acionistas PT também têm direito.
São 20 dias a contar da notificação da acusação.
Atualmente, ainda não existe data para o seu termo.
Isto acontece porque o prazo para apresentar o pedido inicia-se com a notificação dos arguidos da acusação e, ao dia 20 de Setembro, alguns ainda não foram notificados.
É o valor do investimento que ainda não recuperou. Por ex., se comprou 20.000 euros em ações do BES, tem direito a receber esses 20.000 euros e ainda juros vencidos e uma indemnização por danos morais, que se calculam em 10.000 a 30.000 euros por pessoa.
A Candeias & Associados tem uma equipa apenas dedicada aos processos para a recuperação do investimento dos lesados do BES-GES.
Temos realmente uma experiência relevante em defender os lesados do sistema financeiro português e estrangeiro junto dos tribunais, da CMVM e do Banco de Portugal. Defendemos mais de uma centena de lesados do BANIF e BES e ainda cerca de 500 lesados da PT-Oi, tanto em Portugal como no Brasil.
Deve manifestar o seu interesse neste serviço ligando para o 211 455 415, enviando um email para bes@candeias.pt ou através do nosso formulário de contacto.
De seguida será informado dos documentos que necessitamos.
Agradecemos que o faça o quanto antes, para termos o tempo adequado face à complexidade do assunto e à necessidade de recolher determinados documentos.
Os honorários são subscription fee, mensais, desde 49 euros + IVA, a que acresce 5% de sucess fee, e incluem a elaboração do pedido de indemnização, acompanhamento no tribunal e todas as intervenções judiciais necessárias, inclusive, julgamento e recurso, sendo o caso.
Pode, em qualquer altura, acompanhar online o seu processo, fazendo login e a respetiva consulta, na sua área privada.
Pode encontrar-nos aqui